Transformar vestido em saia

Transformar vestido em saia é uma tarefa simples e que pode ser muito útil.

Segundo o site MundoDasTribos, a reforma de roupas, e, é claro, as customizações de roupas velhas, ajudam na economia de dinheiro e a ficar sempre na moda.

Às vezes acontece de comprarmos um vestido para o verão e acabamos por não usá-lo muitas vezes. Quando o próximo verão chega, percebemos que ele já saiu de moda.

Ou então temos algum vestido que já usamos várias vezes e não nos agrada mais. O que podemos fazer nesse caso?

Ensinaremos nessa matéria como transformar um vestido em uma saia linda. São dicas muito simples e mesmo quem não possui muita experiência em costura poderá realizar.

Cuidados Iniciais com o Vestido a Ser Transformado

É bom considerar algumas dicas importantes antes de dar início, como avaliar o estado de conservação e durabilidade do vestido que deseja transformar em saia, para que valha a pena fazer a modificação.

Além disso, é preciso planejar cada etapa do processo, para não correr o risco de fazer um corte errado e danificar o seu vestido.

Passo a Passo para Transformar Vestido em Saia

Qualquer tipo de tecido pode ser transformado, lembrando-se que há tecidos mais fáceis para se trabalhar, como o caso da malha por exemplo. Vamos começar:

  • Marque com um lápis a altura da cintura, mais ou menos 5 cm acima de onde deseja que a saia fique, tomando o cuidado de deixar a cintura reta. Elimine rugas passando o vestido com o ferro do lado avesso.
  • Com uma tesoura afiada, faça o corte seguindo a linha marcada, fazendo em seguida uma dobra no local.

  • Faça uma dobra de 2 cm na cintura inteira, passando com e ferro para marcar. Dobre novamente, de maneira que a borda que foi cortada fique voltada para dentro. Passe o ferro outra vez.

  • Faça a costura em toda a volta inferior da dobra, deixando um espaço de 2 cm, por onde será passado o elástico.

  • Usando um alfinete de fralda, fure uma das pontas do elástico, colocando-o na abertura da dobra. Transpasse o elástico em volta da cintura toda.  Agora, basta unir e costurar as duas extremidades juntas.

  • Está pronta a saia! Você pode marcar a silhueta utilizando um cinto, dando um charme a mais à nova peça.

Transformar vestido em saia

Quer saber mais sobre Consertos e Reformas de Roupas?

 

Dicas para Fazer Saias Longas ou Franzidas

Se você deseja transformar vestido em saia, tem ainda a possibilidade de fazer uma saia longa a partir de um vestido longo com estampas. O estilo do corte deve ser feito de acordo com o gosto da pessoa, que pode optar por criar uma fenda lateral, ou então fazer um modelo mullet, que consiste em um corte assimétrico, deixando a parte da frente da saia curta e a parte de trás mais longa.

Se você tem um vestido mais larguinho pode optar por fazer uma saia franzida. Segue o passo a passo:

  • Com a saia virada do avesso, desmanche a costura em uma das laterais.
  • Crie pequenas pregas na parte da cintura, lembrando-se de prendê-las com alfinetes, evitando assim que desmanchem. Não se esqueça de que, quanto o maior for o número de pregas, menor ficará o tamanho da saia.
  • Usando uma máquina de costura, fixe os pontos marcados com a linha e, em seguida, costure um elástico no local. O elstico deverá ser 10 cm menor que sua cintura, para dar o efeito franzido.
  • Feche a lateral, vire a saia e estará pronta para usar.

Enfim, você pode usar a criatividade para criar os mais diferentes modelos de saias. Longas, curtas ou franzidas, são várias as opções existentes para experimentar.

Se quiser mais ideias sobre como reformar seu vestido de festa, temos outro artigo sobre o assunto.

Tany Stll Atelier de Costura: seu atelier em Belo Horizonte

Costureira em BH - Consertos e Reformas de Roupas

Tânya Marques

Estilista, costureira e apaixonada por moda, já criou dezenas de modelos em alta costura. Acredita que as roupas feitas sob medida oferecem a melhor opção em termos de elegância e conforto.
Facebook
Facebook
Instagram
Google+
Google+
http://www.tanystll.com.br/transformar-vestido-em-saia-definitivo/">